2.1. Âmbito do Pedido Principais Condições e Restrições de Acesso 
 
 Quando a consulta seja referente a documento/processo em curso, esta só pode ser satisfeita se não for especificamente relativa, nomeadamente, a: - Documentos classificados;
 - Documentos de acesso restrito, exceto quando sejam retirados do processo ou deles excluídos os dados pessoais;
 - Documentos que revelem segredo comercial ou industrial ou segredo relativo à propriedade literária, artística ou científica;
 - Documentos nominativos relativos a terceiros, onde constem dados pessoais que não sejam públicos;
 - Documentos sujeitos a segredo de justiça;
 - Documentos no âmbito de inquérito disciplinar.
 
 Nas restantes situações, independentemente de existir ou não processo (em curso ou arquivado), à consulta aplicam-se as restrições previstas: - No n.º 2 do art.º 268.º da Constituição da República Portuguesa (CRP);
 - Do art.º 6.º, 7.º e 8.º da Lei n.º 26/2016, de 22 de agosto, na sua redação atual;
 - Do art.º 17.º do Decreto-Lei n.º 16/93, de 23 de janeiro, na sua redação atual.
 
 
 
 Não existe obrigação de satisfazer pedidos que, face ao seu carácter repetitivo e sistemático ou ao número de documentos requeridos, sejam manifestamente abusivos, sem prejuízo do direito de queixa do requerente. 
 
 2.2. Custo Estimado Gratuito, nos termos da alínea a), do n.º 1 do artigo 13.º da Lei n.º 26/2016, de 22 de agosto. 
 
 2.3. Meios e Prazos de Pagamento 
 Não aplicável. 
 
 2.4. Legislação Aplicável - Constituição da República Portuguesa, na sua redação atual;
 - Código do Procedimento Administrativo (CPA), aprovado pelo Decreto-Lei n.º 4/2015, de 07 de janeiro;
 - Lei n.º 26/2016, de 22 de agosto, na sua redação atual;
 - Decreto-Lei n.º 16/93, de 23 de janeiro, na sua redação atual.
 
 
 
 2.5. Outras Informações Direito de Queixa  Pode queixar-se à Comissão de Acesso aos Documentos Administrativos (CADA) em caso de falta de resposta decorrido no prazo previsto, indeferimento, satisfação parcial do pedido ou outra decisão limitadora do acesso a documentos administrativos, no prazo de 20 dias.  
 
 Proteção de Dados - Os dados pessoais recolhidos no formulário para apresentação deste pedido são exclusivamente necessários para a sua tramitação pelo Município. Em conformidade com o Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD), encontra-se prevista, na caixa “Informações Adicionais” do referido formulário, informação sobre o tratamento dos dados pessoais disponibilizados a realizar pelo Município.
 - Ao/À requerente (titular dos dados pessoais) é garantido o direito de acesso, de retificação, de apagamento, de portabilidade, de ser informado/a em caso de violação da segurança dos dados e de limitação e oposição ao tratamento dos dados pessoais recolhidos. O/A requerente (titular dos dados pessoais) tem ainda direito a apresentar reclamação à autoridade de controlo nacional (Comissão Nacional de Proteção de Dados).
 - Para exercício dos seus direitos, os/as titulares, poderão:
 - Preencher o respetivo formulário nos serviços online;
 - Remeter uma mensagem para geral@cm-penalvadocastelo.pt;
 - Preencher o respetivo formulário no Balcão Único Municipal;
 - Remeter uma comunicação postal para o endereço postal do Município.
 
 - Para mais informações sobre as políticas de privacidade do Município, consulte o nosso site em www.cm-penalvadocastelo.pt ou envie um e-mail para geral@cm-penalvadocastelo.pt
 
 
 
 2.6. Contactos Câmara Municipal de Penalva do Castelo 
 
 Morada: Avenida Castendo 3550-185 Penalva do Castelo Telefone: +(351) 232 640 020 Fax: +(351) 232 640 021/22 E-mail: geral@cm-penalvadocastelo.pt Site institucional: www.cm-penalvadocastelo.pt Serviços online: servicosonline.cm-penalvadocastelo.pt. 
 
 Horário de funcionamento:  Segunda a Sexta-feira das 9h00m às 12h30m, e das 14h às 17h30m (pagamentos presenciais na tesouraria até às 16h).  |